Caracterização e distribuição de resíduos sólidos em um segmento de praia no município de Ilha Comprida - SP e os efeitos da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13351118Palavras-chave:
Lixo marinho, Poluição marinha, Impacto ambiental, Poluição costeira, PandemiaResumo
O lockdown decorrente da pandemia de COVID-19 alterou temporariamente um dos principais problemas ambientais costeiros e marinhos da atualidade: o acúmulo de lixo. Foi constatada uma diminuição desses resíduos em diversas praias do mundo. Neste contexto, este estudo buscou caracterizar, por meio de coletas mensais, a de- posição desses resíduos com relação à quantidade, composição, fontes e impactos da pandemia, em um trecho de praia na cidade de Ilha Comprida, SP. Foi evidenciado o predomínio do plástico (86%), semelhante ao constatado no mundo todo. As principais fontes na região foram os frequentadores da praia e a atividade pesqueira, e em períodos de maior pressão antrópica, as coletas foram mais abundantes. Como efeitos da pandemia, observou-se maiores baixas de resíduos durante o lockdown, e a presença de máscaras foi observada ao longo das coletas. Após o lockdown, houve a detecção frequente de itens descartados por frequentadores diários da praia, como bitucas de cigarro, sugerindo uma associação ao retorno dos frequentadores da praia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Roberto de Paula Júnior, Felipe Antonio de Lima Toledo, Karen Badaraco Costa, Luciana Martins (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.