Potencialidades de ferramentas geotecnológicas para o ensino de geografia a partir da base nacional comum curricular (BNCC)

Autores

  • Francieli Albino de Souza UENP Autor
  • Paulo Henrique Marques de Castro UENP Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13351076

Palavras-chave:

Educação, Raciocínio Geográfico, Pensamento Espacial

Resumo

No contexto atual, as Geotecnologias têm contribuído na educação de forma ampla e em particular para o Ensino de Geografia a partir de ferramentas geotecnológicas que auxiliam o raciocínio geográfico, o pensamento espacial e a análise do espaço geográfico. Dessa forma, o estudo em questão tem como objetivo central investigar as potencialidades das Geotecnologias ao Ensino de Geografia nas competências e habilidades inseridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Geografia do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. Metodologicamente a pesquisa foi pautada na análise documental da BNCC e uma revisão bibliográfica, orientada em duas etapas: I) levantamento bibliográfico e aprofundamento bibliográfico acerca das Geotecnologias; II) análise sistemática da BNCC Geografia. A partir da observação foi possível verificar que as Geotecnologias vão ao encontro com o desenvolvimento do raciocínio geográfico e pensamento espacial em diversas habilidades e competências, sobretudo naquelas em que há relações com os conteúdos ligados à Cartografia, como os da unidade temática Formas de Representação e Pensamento Espacial.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Artigos