Potencialidades de ferramentas geotecnológicas para o ensino de geografia a partir da base nacional comum curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13351076Palavras-chave:
Educação, Raciocínio Geográfico, Pensamento EspacialResumo
No contexto atual, as Geotecnologias têm contribuído na educação de forma ampla e em particular para o Ensino de Geografia a partir de ferramentas geotecnológicas que auxiliam o raciocínio geográfico, o pensamento espacial e a análise do espaço geográfico. Dessa forma, o estudo em questão tem como objetivo central investigar as potencialidades das Geotecnologias ao Ensino de Geografia nas competências e habilidades inseridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Geografia do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio. Metodologicamente a pesquisa foi pautada na análise documental da BNCC e uma revisão bibliográfica, orientada em duas etapas: I) levantamento bibliográfico e aprofundamento bibliográfico acerca das Geotecnologias; II) análise sistemática da BNCC Geografia. A partir da observação foi possível verificar que as Geotecnologias vão ao encontro com o desenvolvimento do raciocínio geográfico e pensamento espacial em diversas habilidades e competências, sobretudo naquelas em que há relações com os conteúdos ligados à Cartografia, como os da unidade temática Formas de Representação e Pensamento Espacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francieli Albino de Souza, Paulo Henrique Marques de Castro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.