Geoecologia das Paisagens como instrumento de Planejamento Ambiental e Territorial de Praia Grande (SP): uma análise das paisagens socioculturais
Palavras-chave:
Geoecologia das Paisagens, Gestão sociocultural da paisagem, Planejamento territorialResumo
A Geoecologia das Paisagens oferece ferramentas interessantes para o entendimento das complexidades existentes em diversas áreas de estudo, através dos enfoques metodológicos é possível aplicá-los em diferentes escalas de análise do território, desde municípios até extensões maiores como regiões e países. Dentre as possíveis análises baseadas nessa metodologia, a gestão sociocultural da paisagem é uma proposta interessante ao planejamento territorial e ambiental, pois, segundo Rodriguez et al. (2022) visa garantir a forma como a paisagem é utilizada, explorada, administrada e incorporada à prática produtiva e social. Fruto da dissertação de mestrado de Silva (2023) o presente trabalho visa discutir de que forma as relações de uso e ocupação da terra no município de Praia Grande (SP) provocaram a hierarquização dos loteamentos e dos bairros, impulsionando a população majoritariamente mais pobre para áreas de maior fragilidade ambiental e resultando em paisagens muito distintas dentro do território. O principal objetivo desse trabalho é analisar os reflexos do crescimento populacional entre 1970 e 2021, sob as paisagens socioculturais considerando a infraestrutura urbana, a atratividade turística e a relação da cultura local com o desenvolvimento econômico observado entre os anos de 2000 e 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Pereira da SILVA, Regina Célia de OLIVEIRA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.