Geossistema, Território e Paisagem: o caso do Bioparque Zoobotânico em Teresina/PI
Palavras-chave:
GTP (Geossistema-Território-Paisagem), Unidade de Paisagem, Bioparque Zoobotânico, Teresina, PiauíResumo
A pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma análise integrada da paisagem por meio do método GTP no Bioparque Zoobotânico (BioPZ) de Teresina (Piauí/Brasil). Como objetivos específicos buscou-se: Discorrer sobre a história dos parques urbanos, contextualizando a criação dos parques da cidade de Teresina; Caracterizar o ambiente (Geossistema); Compreender as multiterritorialidade (Território); e Identificar as Percepções paisagisticas (Paisagem). Utilizou-se da metodologia proposta por Bertrand (2007) denominada Sistema GTP (Geossistema, Território e Paisagem). Acerca do Geossistema, a caracterização dos aspectos físicos do ambiente e as modificações humanas, como a caracterização dos aspectos físicos do ambiente e as modificações humanas. Acerca do Território, existe um conjunto de atores no BioPZ pautado por interesses e visões diversas. A paisagem, existem representações paisagísticas dos visitantes, funcionários e permissionários, que possuem um sentimento de pertencimento, memórias afetivas e as perspectivas diferentes em relação às modificações empreendidas no BioPZ. Concluiu-se que o trabalho demonstrou a importância do GTP, pois permite várias leituras, não apenas a delimitação e representação cartográfica das áreas, mas também a possibilidade de analisar a complexidade e a dinâmica da área estudada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valdinar Pereira do NASCIMENTO JUNIOR, Raimundo Lenilde de ARAÚJO, Cláudia Maria Saboia de AQUINO (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.