Mapeamento Participativo como estratégia de planejamento da paisagem: um estudo de caso da Comunidade Ribeirinha Porto da Ceasa na Região Metropolitana de Belém - Amazônia Paraense
Palavras-chave:
Mapeamento Participativo, Paisagem, Comunidade RibeirinhaResumo
O presente estudo propõe uma análise da dinâmica paisagística na comunidade Porto da Ceasa, situada no município de Belém-PA, no bairro do Curió Utinga. A comunidade apresenta características distintivas, mesmo estando próxima ao centro urbano, muitas vezes é negligenciada pelas autoridades locais. Localizada em uma área de várzea, às margens direitas do rio Guamá, a comunidade possui particularidades únicas. Este trabalho visa compreender a percepção dos moradores locais e explorar a interação entre os elementos naturais e culturais da região. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica em quatro etapas: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários semi-estruturados nas residências, confecção de mapas mentais e Mapeamento Participativo na Comunidade. Estas etapas buscam investigar e compreender as mudanças na paisagem local ocorridas nos últimos anos devido ao uso e convivência comunitária. A pesquisa contribui para um entendimento mais profundo das transformações ambientais e sociais na área, fornecendo subsídios para futuras ações de planejamento e gestão comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Henrique Conceição RODRIGUES, Débora Cássia Souza dos SANTOS, Evandro Henrique Monteiro LOPES (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.